Turismo, para muitos é pura economia, mas para poucos é uma gama de significados que até então não conseguiram desvendar. Uma profissão como as outras, porém com uma visão de mundo tão vasta que chega a assustar, principalmente, quando olhamos pra frente e vemos o mundo em nossas mãos. Então vamos, vamos para uma estrada amazônica, onde existe a tarefa mais difícil e talvez a mais prazerosa de nossa profissão, lidar com a Diversidade!

Bem-vindo ao meu Blog! Relacionem-se!

.

Translation

Free Translation

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Como as empresas enxergam os Nordestinos

     Em um texto escrito por Luciana Barreto, na seção Comportamento da Revista Super Interessante, mostra a visão que as empresas tem do Nordeste, e como sempre, são visões negativas. Um dos adjetivos atribuídos aos nordestinos é, "pobre". Fala do PIB per capita da região e de uma empresa de sabão que não vale nem a pena mencionar seu nome, que diz que percebeu que máquina de lavar é um luxo na região. Isso é um absurdo. E continua com a afirmação de que muitas mulheres lavam roupa na beira do rio, e caixas de papelão podem ser molhadas e consequentemente, estragadas rapidamente. A partir disso, criaram uma linha de produtos de sabão em pó em embalagens plásticas, para essa demanda, creio que seja útil mesmo para tais "mulheres que lavam roupa na beira do rio", mas acredito que esse nicho, corresponde a mais ou menos 20% da região. 
     Falo, pra começo de discursão, do Rio Grande do Norte que se destaca com os melhores índices regionais em presença de freezer e máquina de lavar roupa nos domicílios. Já em relação à cobertura de serviços de coleta direta de lixo, o estado do Rio Grande do Norte tem um índice superior a média nacional de 81,8% a 79,4%. Porém, mesmo as casas que não são providas das lavadouras de roupas, contém em sua área de serviço, as chamadas, lavanderias, que são pias utilizadas para a lavagem de roupa, dispensando a desgastante locomoção e utilizaçao da água do rio, levando em consideração locais que tenham rios permanentes, pois a maioria são temporários, podendo ocasionar a não possibilidade de tal tarefa ser executada.
    O RN, ainda tem o segundo melhor desempenho regional em presença de microcomputador, telefonia, geladeiras,  televisão, banheiro com sanitário, como também nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Contudo, ainda poderia relatar os índices de vários estados do Nordeste sobre índices e média Nacional, além de mencionar um destaque que a região Nordeste teve, na Revista Fácil Nordeste escrita por Ana Paula Bernardes, que diz: REGIÃO ALAVANCA RESULTADOS E SE FUNDAMENTA COMO MOLA PROPULSORA DO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. Como pode uma região cheia de riquezas, ainda ter esse adjetivo antiquado e ultrapassado de "pobre"!?. Ignorância, seria o adjetivo ideal para tais com um pensamento considerado pré-histórico.

Uma breve observação na economia do Nordeste.



Beijos e relacionem-se!
R. Sena


Referências utilizadas

BARRETO, Luciana. Como as empresas enxergam você. Super Interessante. São Paulo. 2010, 275. ed. Comportamento. p. 72.

BERNARDES, Ana Paula. O despertar do Nordeste. Fácil Nordeste. Brasília. 2009, ano XIV, 100.ed. Economia. p. 10.

JATOBÁ, Alexandre. PNAD 2008 - Onde ficam os melhores domicílios do Nordeste?. Nordeste Econômico. 2009, ano 3, 17. ed. Disponível em <http://www.nordesteeconomico.com.br/main.php?id=38&secao=231> Acesso em 21 fev. 2010.

Figura economica do Nordeste. Disponível em <http://limiaretransformacao.blogspot.com/2009/10/nordeste-cresceu-quando-o-pais-parou.html> Acesso em 21 fev. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

COTAÇÕES

.

Dólar


Fornecido Por Cotação do Euro

Euro


Fornecido Por Cotação do Euro

Topo da Página