Turismo, para muitos é pura economia, mas para poucos é uma gama de significados que até então não conseguiram desvendar. Uma profissão como as outras, porém com uma visão de mundo tão vasta que chega a assustar, principalmente, quando olhamos pra frente e vemos o mundo em nossas mãos. Então vamos, vamos para uma estrada amazônica, onde existe a tarefa mais difícil e talvez a mais prazerosa de nossa profissão, lidar com a Diversidade!

Bem-vindo ao meu Blog! Relacionem-se!

.

Translation

Free Translation

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Parelhas - Uma das grandes potencialidades do Seridó

    A cidade de Parelhas-RN tem uma enorme potencialidade para a atividade turística, como mostra a Revista Fácil Nordeste de 2009, que fala sobre o seridó e suas belezas sobre as cidades da região. A seguir um texto sobre a cidade de Parelhas. 
        Com inumeros recursos naturais, destacando-se a produção de turmalina, água-marinha, ametista e quartzo rosa, entre outras pedras semipreciosas. É comum andarmos pela cidade e nos depararmos com grades pedras nas calçadas como ornamentação. Está situada no Planalto do Borborema que forma um conjunto de serras, como das Queimadas, da Coruja, da Areia, do Tibiri, da Maniçoba, das Gargantas, do José Elias e do Maribondo, que mostram a beleza e a diversidade do lugar, proporcionando passeios inesquecíveis, como caminhadas, trilhas para jipeiros e cavalgadas.
        Conta, também com quatro sítios arqueológicos, com pinturas rupestres catalogados, como o ta Toca do Olho d'Água das Gatas, Pedra do Chinelo e o Sítio do Mirador - o mais importantes deles. Ele apresenta o maior número de pinturas rupestres com registros mais antigos, datadas de 9.410 a. C.. Lá foram encontrados restos de fogueira, ossos de animais, cerâmica e o corpo de uma criança junto de colares. Estão hoje na Universidade Federal do Pernambuco, mas o governo do Rio Grande do Norte, juntamente com a cidade de Parelhas e o Sebrae, estão "repatriando" todo material para que fique em exposição do município.
       O sítio Mirador fica localizado a quatro quilômetros da cidade, na encosta leste da Serra das Queimadas, em um bloco de rocha que mede 40 metros de comprimentro  por 15 de altura. As pinturas apresentam tons vermelhos, amareloe branco, simbolizando cenas do período pré-histórico como figuras que indicam movimento de um mundo lúcido e brincalhão, evidenciado pela criança e agilidade das figuras acrobáticas.
       Há também a comunidade Quilombola, remanescente dos escravos, que representa sua cultura atráves da dança típica do Espontão, acompanhada de lanças. Como lazer, ainda há o açude Boqueirão, com 85 mil litros cúbicos de água, onde existe uma vila de pescadores, bares e o Terminal Turístico, local que funciona durante o dia de segunda a sexta e sabado e doming dia e noite, com uma culinária rica em peixes, frango e carne-de-sol. Próximo a ele está o Boqueirão, onde se concentra a maioria dos bares rústicos. É lá que a população nativa e os turistas se divertem nos finais de semana e tomam banho nas águas do sangradouro do açude
       Em Parelhas há o projeto Cama, Café e Rede. É com ele que a nutricionista Régia Assis recebe em sua própria casa os visitantes. Das 10 famílias treinadas e capacitadas para o projeto, restam apenas Régia e mais uma de outra cidade. Agora ela está construindo uma pousada Recanto das Pedras, sob orientação do Sebrae. Outro atrativo fantástico da cidade é uma fazenda de mil hectares que detém a vegetação da caatinga, fauna e flora primitiva, onde foram catalogadas 165 espécies de aves da região.

   Contudo, creio que a cidade de Parelhas, infelizmente, ainda não tem uma infra-estrutura para a proteção do acervo Arqueológico, pois se trata de uma relíquia e merece uma segurança equivalente a sua importancia. Nada que um ótimo investimento não resolva.


Beijos e relacionem-se!
R. Sena

Referências Utilizadas

Fonte da Figura: Acervo de R. Sena

SEVERO, Maria Nadir. As belezes do sertão seridoense. Fácil Nordeste. Brasília. 2009, ano XIV, 100.ed. Rio Grande do Norte. p. 46.

1 comentários:

Raíssa Paula disse...

Rafaela coloque um chat em seu blog.veja o meu para vc ter uma ideia. raíssa.

Postar um comentário

COTAÇÕES

.

Dólar


Fornecido Por Cotação do Euro

Euro


Fornecido Por Cotação do Euro

Topo da Página